quinta-feira, 24 de julho de 2008

Feliz 1984


O fascismo avança sobre o nosso cotidiano.

Já tive oportunidade de comentar, em diversas postagens deste Blog, o fenômeno da "criminalização do cotidiano".
Essa criminalização é essencial à dinâmica de poder do atual sistema ideológico: o medo, disseminado entre os cidadãos comuns pela mídia e pelo Estado, constitui hoje um dos maiores motores da história.
Não me recordo qual dos filósofos da Escola de Frankfurt - se Adorno ou Horkheimer - que observou : não obstante serem o amor romântico e a família instituições burguesas, em tempos de avanço do totalitarismo, entretanto, constituem eles as mais poderosas fontes de resistência contra o fascismo.
Ora, sintomaticamente e talvez por essa mesma razão, o que temos observado é um desmedido ataque aos últimos bastiões que resguardam nossa intimidade e autonomia, desferido por meio da desproporcional divulgação de eventos em que justamente a família e as relações afetivas são colocadas em cheque, dando lugar à insegurança e ao medo com relação àqueles que se encontram mais próximos de nós (estou me referindo aqui ao destaque promovido pela mídia acerca dos crimes praticados por filhos contra os pais e vice-versa).
Qual a "leitura" do cidadão comum, geralmente "desavisado, em relação a isso ? Ora, de que o perigo se esconde em cada esquina e, mais do que isso, "estou morando e dormindo" com meu inimigo !
Não é de hoje, tão pouco, a demonização com que são retratados os adolescentes - justamente os jovens que, em qualquer sociedade menos "psiquica e culturalmente cindida", deveriam ser considerados a fonte de renovação e esperança para o grupo social !
Em qualquer conversa fica patente que o sentimento dos pais em relação aos filhos é de um temor subterrâneo (de que o filho se perca nas drogas, no crime, na delinquência, na devassidão ou promiscuidade etc etc). Os pais - e sobretudo a escola - se dedicam a uma permanente vigilância e disciplinamento de seus filhos. Ao invés de vê-los como seres que aspiram a uma legítima e plena libertação, a qual eles próprios, pais, não souberam conquistar, os adolescentes são percebidos como ameaças em potencial, espécie de "bombas relógios" comportamentais, podendo explodir a qualquer momento, até que atinjam uma "idade segura".
Por que não conceder voz à legítima revolta e rebeldia de seus filhos - canalizando-a criativamente? Por que se dedicar ao seu disciplinamento e ao massacre realizado nos verdadeiros campos de concentração em que se transformaram as escolas ?


(veja a esse propósito e apenas como exemplo: uma introdução às propostas de Maurício Tragtenberg - http://diacrianos.blogspot.com/2008/06/educao-e-anarquismo-em-maurcio.html - ou o "anti-modelo" de universidade de Onfray - em http://metamorficus.blogspot.com/2008/02/michel-onfray-o-filsofo-francs-que.html; ou ainda o diagnóstico de Dany-Robert Dufour em - http://metamorficus.blogspot.com/2008/01/rumo-ao-capitalismo-total.html)


O fascismo, entretanto, precisa avançar, sob pena de, não o fazendo, desmoronar.
Não é por outra razão que temos observado o avanço em nosso cotidiano de inúmeras medidas destinadas ao controle e manipulação de informações, à disseminação do medo e a redução ou eliminação de qualquer autonomia.
Abaixo, coletei apenas algumas dessas medidas que estão sendo implementadas bem perto de nós.
Trata-se da implantação de chips em veículos, cães e até em seres humanos - sistemas de controle "vendidos" pela mídia e pelosaparelhos de estado como avanços para a "proteção do cidadão" contra o terrorismo, a criminalidade, ou o próximo que está ao seu lado...


1)
Em julho de 2004, conforme anunciou o jornal El Universal, o Procurador-Geral da Republica e mais 160 funcionarios do Ministerio Publico do Mexico receberam implante de um biochip sob a pele:



2) Instalação de chip em veículos será gratuita para motorista de São Paulo
Por: Tabata Pitol Peres
11/04/08 - 18h50
InfoMoney
SÃO PAULO - O chip eletrônico que será implantado nos veículos em 2009 - com o objetivo de aumentar a segurança da população, otimizar a gestão do tráfego e melhorar a fiscalização do carro - não custará nada aos proprietários dos automóveis.O prefeito Gilberto Kassab assinou nesta sexta-feira (11) um decreto que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito para financiar programas e projetos que melhorem o trânsito da cidade, entre eles, a instalação do equipamento.
O Fundo obriga as administrações municipais a se adequarem ao Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece o investimento de 95% da arrecadação de multas dos municípios em melhorias de trânsito. Os 5% restantes devem ser aplicados em educação do trânsito. Com a regulamentação, a aplicação dos recursos arrecadados com multas exclusivamente em programas voltados para melhorar as condições do trânsito fica determinado por lei.
Identificação Automática de Veículos
Com este decreto, será possível viabilizar a implementação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos. A Prefeitura e o Governo do Estado assinaram um convênio, em outubro de 2007, que fará de São Paulo o primeiro município do Brasil a adotar o novo sistema.O chip será fixado no pára-brisa dos veículos. Nele, ficará gravada a identificação do automóvel com informações como o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), placa e número do chassi.Na fase inicial de implantação do sistema, os custos de instalação ficarão por conta da empresa que irá operar a novidade. Os veículos novos já sairão das fábricas com o equipamento.
Sem que a maioria se dê conta, inúmeras medidas estão sendo adotadas bem perto de nós e que, pouco a pouco, vão afetando nosso cotidiano.

(Fonte: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1057360&path=/suasfinancas/carros/cotidiano/)



3) Nova regra em S.Paulo obriga colocar chip em cães e gatos


Publicado 14 Abril, 2008

A Prefeitura de São Paulo mudou, na sexta-feira, as regras para venda e adoção de animais domésticos na cidade. Entre elas estão a instalação de microchips em cães e gatos e a assinatura de um contrato no ato da adoção ou compra de um animal.
As medidas, publicadas no Diário Oficial na última sexta–feira, valem para novos animais e visam incentivar a posse responsável, evitando o abandono e as compras por impulso.
Os microchips, que devem ser implantados nos animais, vão conter todos os dados relativos aos animais, como espécie, sexo, cor do pêlo, idade e raça, e por meio destas informações, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai ter mais controle sobre os animais.
Segundo Adriana Maria Lopes Vieira, gerente do CCZ, o microchip “é importante para a associação entre o animal e o responsável”. De acordo com ela, a ação não é uma ferramenta estritamente punitiva, “mas com ele se pode saber se o animal foi perdido ou submetido a maus-tratos”.
O abandono dos animais também deve ser prevenido por meio de um contrato que será firmado na hora da adoção. O documento vai definir as responsabilidades entre os novos donos e quem vende os bichos.

(Fonte: http://adestramento.wordpress.com/2008/04/14/nova-regra-em-sao-paulo-obriga-colocar-chip-em-caes-e-gatos-opine/)

4) A Prefeitura de Campo Grande, por meio do CCZ ? Centro de Controle de Zoonoses, está realizando a implantação de chip de identificação em cães. O trabalho iniciado nesta semana atende à lei 2.990/05, que sistematiza a posse responsável de cães e gatos no Estado, promulgada em novembro do ano passado.Segundo explicou a médica veterinária do CCZ, Iara Helena Domingos, os primeiros animais já foram identificados. A microchipagem tem o objetivo de registrar o animal e identificar o dono. O sistema já é comum em países da Europa e em algumas grandes cidades do país.

(Fonte: http://www.portalms.com.br/noticias/CCZ-comeca-a-implantar-chip-em-caes/Campo-Grande/Saude/11056.html)

5) A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, está realizando a implantação de chip de identificação em cães e gatos.O trabalho, que foi iniciado no começo de 2007, atende à lei 1.286/06 referente ao Programa de Registro e Identificação de Animais, pelo qual já foram identificados aproximadamente 300 animais na primeira fase.Segundo explicou o médico veterinário e chefe do CCZ, Guilherme Garrido, no processo de implantação do Programa, a primeira etapa, na qual os primeiros animais foram identificados, houve prioridade no critério de colocação dos chips. Assim, entre os eqüinos e bovinos, receberam chip os animais recolhidos e resgatados pelo proprietário, os leiloados e os doados. Os cães e gatos recolhidos e retirados pelo dono, e os adotados também receberam o sistema de identificação.A partir de janeiro de 2008 o Centro de Controle de Zoonoses está iniciando a segunda etapa do Programa de Identificação. Os proprietários de cães e gatos que queiram implantar o chip em seus animais devem comparecer ao CCZ e retirar a guia para recolhimento. O valor do chip é de 10 VRM para cães e gatos, e 20 VRM para bovinos e eqüinos, o que corresponde a R$ 18,41 e R$ 36,83, respectivamente.Conforme informou Garrido, o principal objetivo é identificar o maior número de animais, para inserir de forma concreta o conceito da "posse responsável".

(Fonte: http://www.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/zoonoses_chip_caes2007.asp)

Identificação em sere humanos - inclusive implante de microchips:

6)Na Holanda, o governo pretende abrir e manter um arquivo eletrônico para cada bebê nascido naquele país.

7) No México, para garantir segurança ao acesso ao escritório da advocacia da união do país, mais de 160 funcionários tiveram implantados em seus braços um chip para ter acesso às áreas seguras do escritório central.

8) Em Bruxelas, a comissão européia propôs uma lei que obriga todos os estados membros da Comunidade Econômica Européia a introduzir chips de identificação em seus passaportes emitidos para seus cidadãos contendo informações biométricas da face do proprietário e, possivelmente, sua impressão digital;

9) Nos Estados Unidos, um supermercado implantou um sistema de pagamento através da impressão digital armazenada em um banco de dados, permitindo que seus clientes paguem as compras sem a necessidade de levar dinheiro, passar o cartão de crédito ou débito.

10) Na Bélgica, um novo sistema via satélite de cobrança da taxa anual de veículos automotores funciona de forma que os carros são monitorados para saber o total de quilômetros percorridos individualmente podendo então cobrar as taxas aplicáveis de forma mais justa, acreditam as autoridades do país;

11)Na China, os 1,26 bilhões de habitantes terão suas carteiras de identidade trocadas por um novo modelo que virá com um chip contendo informações pessoais de cada pessoa, tendo como um de seus usos, fazer pedido de empréstimo bancário.

12) Na Finlândia, todo cidadão carrega uma identidade nacional, com um número identificador individual e todas as suas informações privadas e públicas estão armazenadas num gigantesco banco de dados no Governo, incluindo automóveis, empresas e todos os imóveis existentes no país. Toda esta parafernália de informações está disponível on-line.


13) Em setembro de 2004, a BBC informou que uma das boates mais badaladas das praias de Barcelona, a Baja Beach Club, estava implantando cartões de credito eletronicos debaixo da pele, para resolver o problema das pessoas que querem dançar, mas não querem carregar uma carteira: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/3697940.stm

O sitio da boate confirma a informação: "Somos la primera discoteca del mundo en ofrecer el VIP VeriChip. Mediante un chip digital integrado, nuestros VIPs pueden identificarse como tal, así como pagar sus consumiciones sin la necesidad de aportar ningún tipo de documento." (http://www.baja-beachclub.com/bajaes/asp/zonavip.aspx).

14) A Motorola desenvolveu os biochipes BT952000, implantaveis em seres humanos, baseados na tecnologia medica e implantados por motivos clinicos, como o mal de Alzheimer, por exemplo. Esses biochipes transmitem permanentemente dados a satelites, através de impulsos curtos de altissima frequencia. O biochip da Motorola mede 7mm de comprimento e 0,75 mm de largura (mais ou menos o tamanho de um grão de arroz) e contém um transmissor-receptor e uma bateria de litio recarregavel. O carregamento da bateria faz-se através de um circuito de termopar com 250.000 componentes eletronicos que produz voltagem a partir das flutuações termicas do corpo. A bateria de litio mantém-se carregada durante a vida inteira através de uma variação maxima da temperatura corporal. A titulo de curiosidade, os pesquisadores gastaram 1,5 milhão de dolares para analisar as duas partes do corpo mais adequadas para receber o implante, com o proposito de tirar partido das variações maximas de temperatura. Após varios meses de estudo, concluiram que os dois melhores lugares eram, primeiro, a mão direita e, depois, a testa.

Mais noticias sobre o implante de chipes em seres humanos (em inglês):
http://www.guardian.co.uk/child/story/0,7369,785073,00.html
http://www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=17705
http://www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=23232
http://www.worldnetdaily.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=26316


(Fonte - 13 e 14 : http://www.grupos.com.br/blog/oitocolunas/permalink/11027.html)


Conforme atcertadamente analisa o site "Oito Colunas":

"A imprensa frequentemente anuncia que a era do dinheiro de papel está chegando ao fim, para ser substituida pela do dinheiro eletronico, ou virtual. Cada vez mais as transações comerciais e financeiras são realizadas eletronicamente, através dos modernos cartões de credito e de debito. Estes cartões nos parecem muito uteis, pois nos poupam da necessidade de andar com dinheiro no bolso. Até porque o crescimento descontrolado da criminalidade faz do carregar dinheiro um comportamento bem pouco recomendavel. Uma das metas dos controladores globais é criar uma sociedade sem dinheiro vivo, em que todas as transações sejam efetuadas forçosamente através do sistema bancario. O dinheiro de papel nos garante privacidade e anonimato, ou seja, liberdade e independencia. Se todas as transações comerciais forem feitas eletronicamente, por meio do sistema bancario, poderão ser rastreadas todas as nossas compras e despesas.

"O controle sobre nossa vida ficará ainda mais completo se um mesmo instrumento permitir não sòmente o acompanhamento de nossas transações financeiras e comerciais, como também o reconhecimento dos nossos dados de identificação pessoal (nome completo, estado civil, profissão, endereço, RG, CPF, carteira de motorista, tipo sanguineo, impressão digital, nacionalidade, religião e opinião politica).

"Segundo um professor norte-americano de Ciencia Politica, citado por Daniel Estulin: "Primeiro o mundo será obrigado a usar um novo sistema de identificação internacional computadorizado, com dados pessoais digitalizados de acesso imediato, como informações bancarias, classificações de credito e situação profissional. Pouco depois, todos os documentos de identidade existentes, cartões de debito, cartas de motorista e cartões de credito serão consolidados num unico cartão inteligente multifuncional e tecnologicamente avançado, equipado com um chip de circuitos integrados que é capaz de armazenar tanto o dinheiro eletronico como os dados de identificação pessoal. Quase ao mesmo tempo, o mundo terá ficado sem dinheiro, e todas as moedas serão ilegalizadas para que sejamos obrigados a comprar tudo por via informatica" (In: ESTULIN, 2005:187-8).

"Essa invenção seria saudada como um habil meio de se facilitar a vida. Mas ainda apresentaria inconvenientes: por exemplo, todos esses dados seriam perdidos se ladrões nos levassem o cartão. Para esse e outros problemas seria oferecido como solução definitiva o implante, debaixo da pele das mãos, de um biochip identificador que substituiria todos os nossos cartões e documentos de identificação. Ninguém poderá comprar ou vender coisa alguma sem ele.

"Numa monografia elaborada pela advogada Elaine M. Ramesh para o Franklin Pierce Law Centre (uma faculdade norte-americana de Direito) lê-se: "Um sistema nacional de identificação atavés da implantação de microchips poderia ser implementado em duas fases: na fase de apresentação, como um sistema voluntario, já em curso no rastreio de animais, a implantação do microchip parecerá agradavel. Depois de se criar uma familiaridade com o processo e de se conhecer as suas vantagens, a implantação seria obrigatoria"
(o sublinhado é meu. Quem quiser consultar a integra da monografia da Dra. Ramesh, acessar: http://www.piercelaw.edu/risk/vol8/fall/ramesh.htm)."

Nenhum comentário: