quarta-feira, 6 de maio de 2009

Reino Unido: programa para espiar Internet


O governo britânico está desenvolvendo uma tecnologia secreta, para controlar todas as mensagens eletrônicas enviadas através da Internet, noticia o jornal «The Sunday Times», citado pela agência EFE.

O jornal britânico escreve que o governo inglês está desenvolvendo uma tecnologia para monitorar todos os e-mails enviados e recebidos pelos cidadãos. Para isso, vão ser inseridas secretamente uma série de «caixas-negras» na infraestrutura de comunicações, afirma o jornal.

Na semana passada, a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, anunciou que o governo tinha decidido renunciar ao polémico plano para criar uma base de dados única, na qual seriam guardadas todas as comunicações feitas no país.

A ministra não mencionou, no entanto, que o governo tinha decidido destinar mais de um milhão de euros durante três anos para o programa de espionagem anunciado, refere o jornal britânico.

Segundo a diretora da organização de defesa dos direitos humanos «Liberty», Shami Chakrabarti, uma vítima recente da espionagem do Governo, o anúncio da ministra serve apenas como «uma cortina de fumaça».

«Estivemos contra a base de dados «Big Brother» porque permitia ao Estado ter acesso diretamente às comunicações de todos os cidadãos. Mas, com esta rede de caixas-negras, pretende-se exatamente o mesmo, mas pela porta traseira», afirmou a advogada.

Segundo fontes citadas pelo «The Sunday Times», o governo já concedeu um contrato no valor de 200 milhões de libras (224 milhões de euros) ao gigante americano do setor da defesa Lockheed Martin. Foi também assinado outro contrato com a Detica, empresa britânica de tecnologia da informação, que mantém estreitos vínculos com a espionagem britânica.


Fonte: http://www.pplware.com/2009/05/05/reino-unido-programa-para-espiar-internet/