quinta-feira, 12 de junho de 2008

Como funciona o Google


Sempre tive curiosidade de saber como funciona - e como pode ser manipulada - a página do Google, hoje a principal ferramente de busca e divulgação de informações pela Internet. É simples: buscando-se uma determinada informação ou página, a esmagadora maioria dos usuários preferirão aquelas que figuram no topo da tela. Os demais resultados - salvo se o usuário for obstinado - certamente ficarão perdidas no oceano da Web. Portanto, trata-se de algo não apenas de natureza "técnica", mas sobretudo econômica e, porque não dizer, política.

Extraí abaixo a informação oficial - ou seja, do próprio Google - de como funciona esse instrumento de busca e como fazer com que uma determinada página apareça no topo da página do Google.



Fonte: http://www.googlando.com.br/pagerank/Como-funciona-o-Google.asp



Google é pronunciado como "Gúgol". Quando fazemos uma busca no Google, ele mostra primeiro os sites mais importantes ou seja os que tiverem PageRank maior. Mas o que é PageRank?

Digamos que temos 5 sites A, B, C, D e E. o site B, C, D, E tem um link para o site A.

Cada link é considerado como um voto portanto o PageRank do site A é alto porque recebe quatro votos. O site B recebe links do site A e E portanto esse site tem o PageRank Alto mas, é menor que o site A. O site C recebe links do site D e E, nesse caso seu PageRank é médio (dois votos), apesar de que o site B também recebeu 2 votos, entretanto o Site A é o mais importante porque tem mais links seu em outros site, então seu voto é mais importante. O site D recebe link apenas do site E, seu PageRank é baixo e por final o Site E apesar de votar em todos os outros site não tem nenhum voto, portanto seu PageRank é nulo.

Vamos analisar
O site A tem 4 votos seu PageRank é = 100%.
O site B tem 2 votos e recebeu um voto do site A (mais importante) seu PageRank é=75%.
O site C tem 2 votos. Seu PageRank é = 50%.
O Site D tem 1 voto seu PageRank é = 25%.
O site E não tem nenhum voto seu PageRank é = 0%
Se fizer uma busca no google e todos os sites tiverem a mesma palavra chave, o primeiro lugar fica com o site A, depois o B, então vem o C, e por final em quarto lugar aparece o D. Já o site E não aparece pois não tem PageRank.

O Google tem um robô virtual chamado Googlebot. Ele faz a varredura de algum lugar da Web analisa quantos votos a página tem e através dos links, ele vai passando de site em site. No entanto se algum site na Web não tiver nenhum link para ela, então o google não poderá indexar aquela página. Ou seja, é preciso divulgar primeiro sua página, para depois o Google poder indexa-la. Quanto mais sua página tiver sido divulgada antes de lança-la no Google, mais alto será o PageRank dela.

Como o Googlebot vai analisando site por site através de links, mesmo que sua página não tenha sido varrida, ela pode aparecer no Google, basta que você tenha adicionado em algum site de busca importante e o Google tenha varrido aquela página e encontrado um link para seu site. Então como o Google não varreu a sua página ainda, ela será mostrada apenas o link sem o respectivo título da página ou descrição/conteúdo do site.

Aumentando o PageRank.

Na verdade existe duas formas de aumentar o PageRank da página através de palavras chaves. Uma é através de votos (links) como você ficou sabendo a outra não depende de votos e sim de como o site é construído.


Aumentando o PageRank sem votos:
A palavra chave no título do site

A palavra chave da URL (endereço do site)

Que não tenha elementos oculto tipo texto em branco em fundo branco

O Google parece dar mais importância a web mais antiga.

Se há imagens na página, seria interessante colocar tag alt com descrição mesma

O Google gosta de sites estáveis e url's estáticas, não dinâmicas

O Google gosta de sites com muitas páginas, porém com poucos conteúdo(cerca de 700 a 1500 palavras).

Boa variedade de palavras dentro da página

Se atualiza muito seu site, o Googlebot passa com mais freqüência em suas páginas.

Aumentando o PageRank através votos (links):
O número total de links de outros sites.
Links de sites que estão entre os primeiros resultados para uma mesma palavra chave.
Links de uma página para outra no mesmo site que contenha a mesma palavra chave.
Adicionar seu site em diretórios como o Yahoo, Aonde, Cadê etc.
Conseguir votos de sites importantes.

Qual é o PageRank do meu Site?
Bem, quando vamos fazer uma busca no Google, nós digitamos no nosso navegador www.google.com.br e depois fazemos a busca, só que o google nos dá a opção de baixar uma barra que tem muitas utilidades. Uma delas é a possibilidade de poder ver o Pagerank de cada site que visitarmos que é mostrado através de uma barra verde que vai do 1 ao 10.
Clique aqui para visualizar seu pagerank. Observe que sites muito conhecidos como o www.microsoft.com tem pagerank elevado.

O que não adianta no Google?
Links de sites importantes aumenta o PageRank, porém não significará nada se não combinar com sua busca, isso significa que se tiver um link na página da coca-cola e alguém procurar por Coca-Cola, a segunda página apresentada pode ser seu site, mas se procurarem por Pepsi, um conteúdo que também tem no seu site, mesmo que o seu site tenha um PageRank Alto por causa da Coca-Cola, outros sites poderão aparecer primeiro, principalmente se tiverem um link da Pepsi para seus sites.

Mesmo um site tendo um PageRank de 100% e tivesse muitas páginas falando do Google, ele ficaria em segundo lugar porque antes de tudo, o Google dá primeiro importância a url's. Ex: www.google.com, www.yahoo.com.br ,etc.

Quando temos um site com palavras erradas ou com palavras de vários sinônimos, nós podemos ser prejudicado, por exemplo, alguém procura por "garage" e pelo site todo estiver escrito somente "garagem" então apesar do site falar expressamente sobre o assunto o Google não o apresentará na busca. Nem nas ultimas colocações! Então use a tag de palavras-chaves para otimizar seu site.

Usar fazendas de links. Pegar dois sites e interligarem links entre si. O google reconhece isso como uma formula para burlar o sistema e ter o PageRank alto.

O poder do Google
O Google é a melhor meta buscador na internet. Ele possui um banco de dados com + de três bilhões de páginas e mesmo assim consegue apresenta-las em menos de meio segundo ficando apenas por conta da velocidade da sua conexão com a internet e a velocidade de seu computador.

O Google não apresenta um site que fala daquele assunto, mas sim, a página com os termos digitados. É claro que numa busca, um site importante pode aparecer, mas não mostrar exatamente aquilo que você gostaria de ver, por isso procure dar uma descrição mais detalhada, ponha mais palavras-chave para que o Google possa retornar o assunto desejado.

O Google supera os outros sites de busca em quase tudo, suas páginas são leves praticamente sem imagens, Não tem janelas popup, não precisa fazer longos cadastros, atualizações e outras burocracia que vários sites do mesmo gênero nos pedem.

Caso tenha modificado as suas páginas ou acabado com alguns links (links quebrados), não se desespere, o Google varre a Web diariamente, se o conteúdo foi mudado ou os links foram quebrados o Google os atualizará. E se você divulgou bastante seu site mesmo que não tenha adicionado sua url no Google e ele varreu seu site, numa busca seu site pode aparecer, ou aparecer uma página com aquele site de busca que você adicionou seu site.







Educação e anarquismo em Maurício Tragtenberg




Maurício Tragtenberg (Getúlio Vargas, 4 de novembro de 1929 — São Paulo, 17 de novembro de 1998) foi um sociólogo e professor brasileiro.


Dados biográficos

Seus avós, imigrantes judeus, instalaram-se no interior do Rio Grande do Sul cultivando como unidade familiar uma agricultura de subsistência, e foi lá que Tragtenberg iniciou sua aprendizagem de português, espanhol, esperanto e russo, além das leituras de autores anarquistas russos como Kropotkin, Bakunin, Tolstói. Freqüentou o grupo escolar, em Porto Alegre, mas não foi além da terceira série do primário.

Após a morte precoce do pai, transferiu-se com sua mãe para São Paulo, onde ainda jovem começou a trabalhar. Filiou-se ao PCB, mas foi expulso com base em um artigo que proibia ao militante contato direto ou indireto com trotskistas ou com a obra de Leon Trótski, autor por ele lido e relido.

Trabalhou no Departamento das Águas de São Paulo, onde teve toda a sua experiência prática com a burocracia, posteriormente criticada em seu livro Burocracia e Ideologia. Neste período frequentava a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, onde lhe foi possível ler o que lhe interessasse e discutir assuntos diversos com um grupo de intelectuais que também frequentavam a biblioteca, entre eles Antônio Cândido, que o convenceu a prestar vestibular na USP.

Escreveu o ensaio Planificação - Desafio do século XX, que seria posteriormente transformado em livro. Com a aceitação desse texto pela Universidade, habilita-se a prestar o vestibular. Aprovado, começa a frequentar o curso de Ciências Sociais. Um ano depois prestou novamente vestibular - desta vez para o curso de História, que concluiu. Durante a ditadura militar escreveu sua tese de doutorado em Política, também pela USP. Começou então a se dedicar à carreira de professor, lecionando na graduação e pós-graduação de universidades como PUC-SP, USP, UNICAMP e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

No meio acadêmico, Tragtenberg ficou conhecido como um autodidata (o que era apenas parcialmente verdadeiro, embora ele próprio costumasse alardear, provocativamente, o seu "primário incompleto"). Definia-se como um socialista libertário e detestava ser qualificado como anarquista) e radical. Irreverente com relação aos símbolos e às artimanhas do poder autoritário, foi um intelectual independente e crítico em relação à burocracia acadêmica, que desprezava.






Fumante inveterado e de aspecto desleixado, suas classes eram freqüentadas não só por alunos regulares mas também por numerosos ouvintes não matriculados. Por seu espírito rebelde e senso de humor freqüentemente sarcástico, mas sobretudo por sua profunda generosidade intelectual, Maurício foi amado por seus alunos.

Era casado com a atriz Beatriz Tragtenberg e pai do compositor Lívio Tragtenberg.


Trabalhos publicados

Deixou publicados pelo menos 8 livros e inúmeros artigos em jornais e revistas de grande circulação no país, abrangendo diversos assuntos como educação, política, sociologia, história e administração.

Escreveu por vários anos a coluna No Batente para o jornal Notícias Populares, um tablóide popular de São Paulo.


Sua obra completa que inclui livros, artigos, apresentações, prefácios e textos esparsos está sendo editada pela Editora UNESP tendo sido publicados quatro volumes da coleção Mauricio Tragtenberg - dirigida por Evaldo Amaro Vieira: Administração, Poder e Ideologia, Sobre educação, política e sindicalismo, "Burocracia e Ideologia" e o mais recente A Revolução Russa.


Teoria da Pedagogia Libertária


Através de uma crítica incisiva ao modelo pedagógico burocrático, Tragtenberg chega à teoria da pedagogia libertária, que se expressa pelo questionamento de toda e qualquer relação de poder estabelecida no processo educativo e das estruturas que proporcionam as condições para que essas relações se reproduzam no cotidiano das instituições escolares.

Em sua visão, a própria prática de ensino pedagógica-burocrática permite a dominação na medida em que reduz o aluno ao papel de mero receptáculo de conhecimento e fixa uma hierarquia rígida e burocrática na qual o principal interessado encontra-se numa posição submissa. E nessa ordem o professor é o ‘símbolo vivo’ da dominação.


Tragtenberg critica duramente a realidade das universidades, "a delinquência acadêmica", que a seu ver, acabam exprimindo uma ‘concepção capitalista do saber’ através da busca desenfreada por titulações, publicações, pontos. Paga-se para apresentar trabalhos a si mesmo ou aos poucos amigos que se revezam entre falantes e ouvintes, não interessando o conteúdo e a qualidade do que se publica, mas sim quantos pontos vale; também não importa se alguém lerá o artigo; que seja de preferência uma publicação em algum país vizinho, pois as publicações internacionais valem mais pontos.


Em resposta a tudo isso, a pedagogia libertária propõe uma série de mudanças nas instituições de ensino, fundadas na:


-autogestão, gestão da educação pelos diretamente envolvidos no processo educacional e a ‘devolução do processo de aprendizagem às comunidades onde o indivíduo se desenvolve (bairro, local de trabalho)’;

-autonomia do indivíduo, ‘o indivíduo não é um meio, é o fim em si mesmo. No universo das coisas (mercadorias) tudo tem um preço, porém só o homem tem uma dignidade’; negação total de prêmios ou punições;

-solidariedade, crítica permanente de todas as formas educativas que estimulam ou fundamentem-se na competição;

-crítica a todas as normas pedagógicas autoritárias.

Essa proposta pedagógica pressupõe ainda: educação gratuita para todos, superação da divisão dos professores em categorias; liberdade de organização para os trabalhadores da educação.





Referências


Catálogo Editora UNESP ADMINISTRAÇÃO, PODER E IDEOLOGIA
Catálogo Editora UNESP BUROCRACIA E IDEOLOGIA
Catálogo Editora UNESP REVOLUÇÃO RUSSA, A
SILVA, A.O. "Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária: anotações sobre a experiência do fazer a tese" in Revista Espaço Acadêmico nº 36, maio de 2004

Ligações externas



A Delinqüência Acadêmica, por Maurício Tragtenberg
A atualidade de Errico Malatesta, por Maurício Tragtenberg
A educação de Maurício Tragtenberg (depoimento pessoal sobre um método político-pedagógico), por Paulo Roberto de Almeida



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurício_Tragtenberg