quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Projeto Visão do Futuro

Reproduzo abaixo o texto de apresentação do Projeto Visão do Futuro, extraído do site http://www.visaofuturo.org.br/inicio.html.

Trata-se de uma iniciativa de vida alternativa, inserindo-se dentro da reflexão do comunitarismo, já abordado anteriormente neste Blog. Sem entrar no mérito do grau, da amplitude e profundidade dessa iniciativa – se ela tem o potencial (ou não) de promover as rupturas necessárias para a superação das diversas cisões promovidas pela cultura hegemônica – considero a proposta como avanço construtivo e concreto nesse sentido.

(agradeço à VKITSIS por ter noticiado a existência do projeto neste Blog)

Segue o texto:

A SOLUÇÃO: IMITANDO A NATUREZA com a“BIOECONOMIA”

O Parque Ecológico Visão Futuro em Porangaba, no interior do estado de São Paulo, é uma comunidade integrada (uma “eco-vila”) que tem a proposta de mostrar, na prática, como essa situação pode ser revertida.
O projeto do Parque é baseado na “BIOECONOMIA” – a aplicação dos princípios operacionais dos sistemas biológicos da natureza, tanto na vida social quanto na econômica. Sua meta é suprir as necessidades básicas da vida (alimento, vestuário, educação, saúde, moradia e energia) através de sistemas cooperativos, auto-organizadores e auto-suficientes, gerando mínima entropia e buscando a máxima utilização de todos os recursos humanos e naturais.

AUTOSUFICIÊNCIA, AUTONOMIA & DIGNIDADE

Com a falência das sociedades urbanas complexas em toda a parte, as comunidades locais estão cada vez mais buscando restaurar a noção de identidade e participação. O Parque Ecológico Visão Futuro oferece um mini laboratório social com vistas a explorar soluções viáveis para os 4 bilhões de seres humanos excluídos do processo de globalização. Baseados nos princípios de mínima entropia e máxima utilização dos recursos, os sistemas sustentáveis que dispomos, de agricultura orgânica, reciclagem de água e de resíduos, assim como de energia renovável, restauram os ciclos naturais para que se alcance um estado de equilíbrio dinâmico. Por meio de micro agro-indústrias, cooperativamente administradas que suprem a comunidade com as necessidades básicas da vida – alimento, vestuário e medicamentos – podemos revitalizar as raízes locais e criar microeconomias auto-suficientes. É possível quebrar o ciclo vicioso da pobreza, da exclusão social e da degradação ambiental, pela reativação das economias locais e pelo resgate da dignidade de todos os seres.

O Parque Ecológico Visão Futuro, uma área de 65 hectares no interior do estado de São Paulo, próximo da cidade de Porangaba, foi fundado com o objetivo de tornar-se um modelo de desenvolvimento rural integrado, conforme a filosofia da máxima utilização do mestre indiano Prabhat Rainjan Sarkar. Essa iniciativa deu-se a partir da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (“Eco-92”), no Rio de Janeiro, em 1992, com doações dos governos sueco e alemão (Agência Internacional de Desenvolvimento – SIDA) e a Fundação de Tecnologia Alternativa em Frankfurt, através do ONG Fundação Globetree, da Suécia). O projeto do Parque consistia, em seu início, de uma casa com 7 cômodos, um barracão precário, um velho cobertor e uma única colher. Durante os anos seguintes, com o apoio de incontáveis simpatizantes e doações, e com o trabalho incansável de dezenas de voluntários de todas as partes do mundo, o sonho tornou-se realidade.
Durante a fase inicial (1993-4), o Parque serviu como um centro de educação ambiental para eventos com grupos de adultos, jovens e crianças de escolas da região circunvizinha, tendo sido objeto de grande reconhecimento, tanto nacional como internacional, como um modelo de vida ecológica. Especialistas suecos em meio ambiente denominaram o Parque como uma “pequena fazenda de mínima entropia”, que demonstra, na prática, como uma comunidade rural pode obter auto-suficiência em alimento, remédios, energia e educação, enquanto, ao mesmo tempo, preserva os ciclos naturais de água e biomassa, gerando um desperdício mínimo e prevenindo a degradação ambiental. Numerosas atividades educacionais e culturais têm sido conduzidas no Parque desde o seu início, incluindo:
• O “Projeto Crescer” – treinamento de líderes infantis, na cidade próxima de Tatuí, para conscientizar outras crianças e adultos da importância de reciclagem de lixo, patrocinado pelo Unibanco Ecologia (1994-5).
• “Projeto Visão Futuro” – associado ao World Future Studies Foundation, da Austrália, e patrocinado pela UNESCO, para desenvolver consciência ecológica entre os jovens universitários (1996-8).
• Cursos sobre Biopsicologia e outros tópicos, que promovem o desenvolvimento integrado do ser humano, para adultos, a partir de 1998. Esses cursos estão numa fase de expansão, através de seminários de treinamento de multiplicadores, por todo o Brasil, que oferecem uma série de cursos e seminários sobre desenvolvimento humano, nas suas respectivas localidades.

AGRICULTURA ORGÂNICA

A auto-suficiência na alimentação é alcançada por meio de uma agricultura orgânica extensiva, que provê todas as necessidades nutricionais da comunidade e comercializa na área circunvizinha, gerando assim emprego para a população rural.

PADARIA

A padaria produz ítens orgânicos e integrais para o consumo da comunidade e do bairro vizinho, o que também gera emprego para as pessoas locais.

PLANTAS MEDICINAIS

A horta de plantas medicinais (em forma de mandala, ou geometria sagrada), assim como o laboratório, produzem artigos naturais como xampus, sabonetes, e cosméticos, para o uso da população local e para comercialização, gerando mais empregos para as mulheres do bairro. O laboratório também produz chás medicinais, contribuindo para a auto-suficiência em remédios da comunidade.

VESTUÁRIO

Um centro de costura, usando máquinas de costura e tecidos doados, oferece treinamento para as mulheres locais aprenderem a produzir as necessidades de vestuário de suas famílias, e peças simples de roupa para serem vendidas, aumentando assim a renda familiar.

ENERGIA ALTERNATIVA

Um sistema integrado de energia renovável, incluindo-se luz solar (produzido por painéis fotovoltáicos), aquecimento solar de água, e bombas de água ativadas por energia solar e cata-ventos.

RECICLAGEM DE LIXO E ÁGUA

Os resíduos orgânicos da comunidade são reciclados na compostagem para a horta orgânica e a água do esgoto é tratada num sistema biológico de tratamento, a “zona das raízes”, que recicla toda a água usada domesticamente (incluindo dos banheiros) para irrigação.

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

Os ciclos naturais hidrológicos são restaurados através de numerosos açudes que captam a água da chuva para máxima utilização da mesma. Esses açudes são cercados por plantações de “mata ciliar” para conservar a água...

TRATAMENTO BIOLÓGICO DA ÁGUA

...e a água é limpa através de um sistema biológico de tratamento.

EDUCAÇÃO

Na Creche CreSer as crianças rurais não apenas aprendem a ler, escrever e contar, mas desenvolvem auto-motivação, dignidade, valores éticos, criatividade e uma atitude de amor para com todos os seres.

SAÚDE CORPO-MENTE - AYURVEDA

Um Centro Ayurvédico, “Centro Ananda”, foi estabelecido para promover tratamentos alternativos da milenar ciência de saúde da Ayurveda (a “Ciência da Vida”)

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Vários cursos e seminários, que promovem o desenvolvimento integrado do ser humano – nos planos físico, mental e espiritual – são oferecidos nas amplas dependências do Parque – que dispõe de dormitórios, teatros, refeitórios, salas de reunião, etc.

ARTE

Consciência e Amor são os princípios fundamentais que norteiam a nossa arte. Através de peças, rituais e vivências artísticas nos cursos e oficinas de artes para as crianças e os jovens do bairro, a nossa arte serve sua proposta: "Arte para serviço e bem-aventurança". A Companhia de Teatro VerDeImproviso enxerga o ser humano na sua essência: sua natureza divina.

COOPERAÇÃO

Os projetos são gerados cooperativamente, as decisões tomadas coletivamente e os recursos financeiros compartilhados equitativamente, com uma justa e equilibrada distribuição de renda.

Fonte: http://www.visaofuturo.org.br/inicio.html