quarta-feira, 2 de julho de 2008

Filme: Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita



Abolicionismo penal, anarquismo e cinema

(Indagine Su Un Cittadino Al Di Sopra Di Ogni Sospetto)




País: Itália, 1970, 112 min


Direção: Elio PetriRoteiro: Elio Petri, Ugo Pirro


Fotografia: Luigi Kuveiller


Elenco: Gian Maria Volontè, Florinda Bolkan, Gianni Santuccio, Orazio Orlando




Um homem degola sua amante (Florinda Bolkan) com uma lâmina de barbear. Em seguida, espalha pelo cenário do crime diversas evidências apontando sua autoria: coloca um fio de sua gravata na unha da vítima, suja a sola de seu sapato no sangue dela e deixa impressões digitais num copo e no telefone. Este homem é o respeitado e eficiente chefe do Setor de Homicídios, que acabou de ser promovido ao Departamento de Informações Políticas. Qual o significado dessa autoridade querer se incriminar? Ele quer provar para si mesmo (devido ao poder conferido por seu cargo) que é intocável, ou melhor, "acima de qualquer suspeita". Ao mesmo tempo, ele tenta incriminar o outro amante da vítima, um universitário anarquista.
Para ele, crime e subversão são indistinguíveis; o preso comum e o preso político se assemelham e se apartam, segundo as conveniências do Estado e da polícia. Com sua conduta de assassino esperando pela denúncia, este fascista pretende fortalecer as hierarquias repressivas. Entretanto, não contava com o anarquista individualista, o único que sabia do crime e que podia livremente denunciá-lo. O jovem estudante, preso nos porões da democracia italiana, mesmo sob a ameaça da tortura e delatado por um companheiro supliciado, dá-lhe as costas informando que não o denunciará. Ao chefe de polícia resta confessar aos pares, as demais autoridades do Estado. Sem a denúncia do exterior que aciona o tribunal penal ele precisa apelar à confissão aos superiores. Mas esta é a zona restrita das medidas administrativas e que não abalam a eficácia da instituição.

O cidadão, a investigação, a tortura, o tribunal,... permanecem acima de qualquer suspeita!



Drama político ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes, também indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, escrito e dirigido por Elio Petri (um dos mais importantes realizadores do cinema italiano nos anos 70 e responsável por filmes como "A Décima Vítima", "Condenado pela Máfia", "Um Lugar Tranqüilo no Campo", "Sacco e Vanzetti", "A Classe Operária Vai ao Paraíso" e "O Caso Mattei") e estrelado por Gian Maria Volonté (de "Condenado pela Máfia" e "A Classe Operária..."), Florinda Bolkan (de "Os Deuses Malditos", "Amargo Despertar" e "Bela Donna"), Gianni Santuccio, Orazio Orlando (de "As Bonecas") e Arturo Dominci.

Fontes: http://64.233.169.104/search?q=cache:01jaTnWE4fEJ:www.nu-sol.org/hypomnemata/boletim.php%3Fidhypom%3D92+%22investiga%C3%A7%C3%A3o+sobre+um+cidad%C3%A3o+acima+de+qualquer+suspeita%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=19&gl=br

e

http://64.233.169.104/search?q=cache:dxSK5PxKXPAJ:www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/30mostradecinema/sinopses-i.shtml+%22investiga%C3%A7%C3%A3o+sobre+um+homem+acima+de+qualquer+suspeita%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br