sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Questão

Já que JHolland provocou-me pessoalmente mas não postou a provocação, eu o faço. Respondam:
1 + 1 = 2 ?

5 comentários:

jholland disse...

Hehehe, vc não não esqueceu mesmo...Bom, faça-se justiça: a questão foi colocada pela Larissa...
Não gosto muito de Deja vu, mas lá vai:
1 + 1 NUNCA poderá ser = a 2, pois isso é apenas uma abstração da (sempre equivocada) mente humana. Peguemos 2 pedras ou mesmo 2 lápis: colocamos um ao lado do outro. Sabemos que são "semelhantes" (não "iguais"). Porém, o que é um semelhante ? Apenas aquilo que se aproxima do outro por critérios meramente construídos pela mente. Dois lápis nunca são sequer 2 lápis, pois são sempre singulares, completamente diferentes. Ou seja, o conceito de "semelhança" - que nos permite afirmar que 1 + 1 = 2 - é uma ficção e uma mentira deslavada. Trata-se apenas de um "operador da razão instrumental". Nem mesmo poderíamos afirmar: "lápis", "pedra" etc. Pois cada ser é absolutamente singular. O problema é que toda a nossa cultura, nossa "civilização" baseia-se nessa mentira; oou melhor, o motor básico é sua ampliação, a generalização da mentira.
Bjs !

Iansã disse...

A linguagem é o maior instrumento operador dessa "mentira". Estruturada através de signos que servem como modelo/conceito geral reduzindo toda particularidade. Mas também pode ser ela um instrumento de desvendamento dessa "mentira": a ficção, a poesia, ou mesmo a filosofia de alguns grandes filosofos, mais contemporaneamente Deleuze e Agamben, com seus textos muita vezes "difíceis", mas onde é justamente a estranheza e o deslocamento o que conta.

jholland disse...

Questão antiga...já levantada pelos românticos, simbolistas, vanguardistas......
Não creio q a linguagem possa superar a si própria. É necessário um salto maior,para além da linguagem, além da cognição. Acho q vc já sabe onde quero chegar...

vkitsis disse...

Hum, acho que usarei o argumento de abstração na minha próxima declaração de imposto de renda e no (não) pagamento de darf´s. Achei perfeita essa conta de que 1+1 nunca é = 2.

jholland disse...

Hehehe, mas antes de entregar a declaração, não se esqueça de reservar um lugar na caverna...