terça-feira, 9 de outubro de 2007

Lou Andreas Salomé


"Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!"

(Extraído de: http://www.holosgaia.blogspot.com/)

4 comentários:

vkitsis disse...

Zé Luis,

E a Helena Blavatsky, vc. não vai postar nada sobre ela? Apesar de ela não ser tão "livre" quanto a Lou Salomé - quer dizer, acho que era mas de outra forma - também foi uma mulher à frente de sua época, seu comportamento, a doutrina secreta, etc,etc.

bj,
vanessa

jholland disse...

Olá Vanessa, desculpe pelo atraso na resposta, andei "de folga"...
Sim, a Blavatsky mereceria todo um conjunto de postagens, toda uma discussão, mas confesso que, salvo por algumas referências aqui e ali, conheço relativamente pouco sobre ela. O pouco que sei da Teosofia relaciona-se com a Antroposofia, ou com a história de Krishnamurti, ou algumas referências de Gurdjieff etc. De qualquer forma, se vc. quiser/puder dar uma dica, agradecria !
Bjs.
José Luiz/jholland

vkitsis disse...

Como não perdoar uma "folga"...?

O primeiro livro que vc. tem que ler e que não tem nada a ver com teosofia é "A louca e o santo", já comentei sobre ele com vc. em post anterior, não sei se vc. viu. A história é verídica e o livro foi escrito por um psicanalista indiano (que narra os extases místicos de Ramakrishna) e por uma filósofa francesa - que por sua vez narra a "loucura" de Madeleine. Enquanto na mesma época, Ramakrishna era reconhecido na ìndia como um autêntico místico, Madeleine, na França, com os mesmos comportamentos, extases, visões, era declarada louca, internada e tratada como tal.

A segunda coisa é que eu não sei escrever posts pequenos. Quem dá respostas sintéticas com maestria é a Tarcila.

Quanto à Blavatsky, vc. poderia começar pela "Doutrina Secreta". O livro é cabeçudíssimo, acho que vc. vai gostar...tenho todos os volumes, se quiser te empresto.
Na net tb. tem uns sites bons.

bj,
vanessa

jholland disse...

Ainda em relação à Teosofia, sei que algumas controvérsias rondam a Socedade Teosófica, mas ela tem/teve indiscutíveis e importantes méritos. Um deles, como todos sabem, foi a de ter "descoberto" Krishnamurti (por meio de A. Bessant), conforme já mencionei. A outra foi ter promovido o renascimento do Budismo no Sul da Índia e no Sri Lanka, por meio do Coronel (como é mesmo o nome dele?) Oscott (ou algo assim...).

(Em relação ao livro, obrigado pela dica !! Achei muuuuuito interessante e vou atrás dele. A propósito, vc já leu ou ouviu falar do "O Outsider", de Colin Wilson ?)

As questões relacionadas ao desenvolvimento de uma espiritualidade são tratadas no Ocidente com excessiva carga de "esoterismo", no sentido pejorativo do termo. Nesse ponto, creio que a psicanálise e uma parte de nossa filosofia têm um papel importante, propiciando uma "abertura" da porta de entrada a esse campo verdadeiramente infinito.
Bjs !
José Luiz