quinta-feira, 24 de maio de 2007

Grupo de Estudos...

Pessoal,
Complementando o belo texto de Novalis, modestamente ressucitei nosso pequeno texto sobre o Grupo de Estudos (abaixo). A idéia aqui é que cada um promova, sempre que quiser, qualquer alteração (por exemplo, suprimindo ou adicionando algum autor, ou alterando a ordem; ou ainda, polemizando com o próprio texto !).
"Grupo de estudos de Teoria Social Contemporânea





1. JUSTIFICATIVA

Choques históricos recentes sinalizaram a erupção da contemporaneidade. Uma nova configuração tecnológica, econômica, política e social emergiu e solapou as estruturas simbólicas da modernidade. Novas formas, marcadas pela fluidez e instabilidade, desafiam a Teoria Social moderna e põem em questão antigos paradigmas, como família, classes sociais, Estado, partidos políticos, sindicatos etc. E mesmo a separação analítica sujeito/objeto é relativizada, propiciando o ressurgimento das religiões em um ambiente de degradação ambiental e incerteza quanto ao futuro do planeta.
A reflexão sociológica não se encontra alheia a esses fenômenos contemporâneos: autores pouco estudados no curso de graduação vêm construindo diferentes abordagens acerca desses problemas, o que torna essencial o desprendimento das amarras burocrático-institucionais para que possamos acompanhar - e talvez desenvolver – as reflexões que estejam à altura de tais desafios.

2. EIXO TEMÁTICO

Para uma abordagem aprofundada e objetiva, torna-se necessária a definição de certos temas, que constituirão um eixo para a seleção dos autores e textos e para o desenvolvimento das reflexões.
Para tanto, ficaram definidos as seguintes indagação e eixos temáticos, intimamente relacionados entre si e que não serão, necessariamente, tratados de maneira separada:
1. a (im-)possibilidade da reconstrução da via coletiva e/ou política de contestação aos paradigmas do capitalismo tardio, bem como os caminhos que essa via poderia tomar;
2. a validade (ou não) dos conceitos de fetichismo, alienação e racionalidade, bem como as novas abordagens teóricas acerca da natureza desses fenômenos.
3. as alterações na subjetividade e na construção do “eu” em razão da emergência de uma nova configuração tecnológica, econômica e cultural.

3. METODOLOGIA

As reuniões serão realizadas quinzenalmente e privilegiarão uma atmosfera de livre debate, reflexão ampla e não metódica, bem como a soma dos conhecimentos e experiências dos participantes nas mais diversas áreas. Dessa forma, a seleção de textos e autores funcionará com eixo temático, não prejudicando a interdisciplinaridade e a livre associação com outros autores já tratados ou quaisquer outros. Não obstante, enfatize-se a necessidade de manter as linhas gerais já definidas, assim como a necessidade de todos promoverem um prévio preparo individual para as reuniões, mediante a leitura dos textos selecionados e, sempre que possível, da busca de informações gerais acerca do autor, de seu contexto e, sobretudo, de informações acerca dos diálogos e debates que o autor tenha travado.

4. AUTORES

1. Jean Baudrillard (“seminário” de apresentação do autor e das obras “A Sociedade de Consumo”, “Simulacros e Simulação” e “Sombra das Maiorias Silenciosas”);
2. Situacionismo, Guy Debbord e anarquismo cultural (texto base para consulta: “A Sociedade do Espetáculo” e “Comentários à Sociedade do Espetáculo” – recomenda-se pesquisa acerca do autor, bem como do Situacionismo e das manifestações modernas de anarquismo cultural – Zona Autônoma Temporária, intervenções urbanas etc).
3. Zygmunt Bauman (textos: “Modernidade Líquida” e “Identidade”).
4. F. Jameson e Jean-François Lyotard (textos: “Pós-Modernismo: a lógica cultural do Capitalismo tardio” e “A cultura do dinheiro”; “A Condição Pós-Moderna” )
5. C. Lasch , R. Sennett e Daniel Bell;
6. Slavoj Zizek.(textos base: “Multiculturalismo, ou a lógica cultural do capitalismo multinacional” e qualquer dos demais textos do livro “Zyzek Crítico – Política e Psicanálise na Era do Multiculturalismo”; verificar ainda as obras de Zyzek: “Arriscar o impossível – conversas com Zyzek”)
7. Ernesto Laclau. (texto sugerido: “Hegemonia Y Estrategia Socialista”; ver ainda o livro que traz o debate Zyzek x Laclau x Bulter: “Contingency, Hegemony, Universality”).
8. G. Agamben (textos: “Homo Sacer” e “Estado de Exceção”)
9. Deleuze
10. C. Castoriadis
11. J.Habermas (texto: “O Discurso Filosófico da Modernidade”).
12. Niklas Luhmann"


















Nenhum comentário: